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Em um cyber café, no hotel e até em uma biblioteca
de qualquer lugar do mundo, os clientes TAM podem fazer contato
com a empresa sem ter alto custo com ligações telefônicas.
A
TAM, uma das maiores companhias aéreas do mundo, investirá muito
em tecnologia em 2004, inclusive em seu Web Call Center. O NetCallCenter
Chat está dentro do Web Call Center TAM, e faz o link na Internet
entre a empresa e o cliente, funcionando como um "vendedor virtual".
O atendimento é feito tanto para um cliente B2C, que entra em contato
pela primeira vez com a empresa, como para um cliente Fidelidade
ou B2B, como uma agência de viagens. Para cada uma dessas entradas
o cliente dispõe de um atendimento personalizado, pois um Data Base
completo e atualizado traz informações específicas de forma ágil
e completa desse cliente.
Hoje, a TAM conta com 10 licenças do software NetCallCenter Chat,
sendo que em três turnos, 30 atendentes se revezam por 24h para
garantir o atendimento ao cliente TAM em qualquer lugar e a qualquer
hora. Dúvidas sobre milhagem, venda de bilhetes, promoções, reservas,
troca e todo os assuntos que ajudam na fidelização, na qualidade
da informação e solução de problemas, são o foco do atendimento.
Em um ano, a empresa aumentou em 2000% os atendimentos feitos na
Internet, de 40 para 780 por dia. Esse número deve aumentar, segundo
Alexandre Magalhães, Supervisor de Qualidade em Call Center: "Prevemos
um crescimento de 70% no atendimento via o Web Call Center TAM para
o fim do ano e começo do ano que vem", conta o executivo.
Em um cyber café, no hotel e até em uma biblioteca em qualquer lugar
do mundo, os clientes TAM fazem contato com a empresa. "Esses clientes
representam de 15 a 20% dos atendimentos da TAM e procuram pela
empresa, em sua maioria, a noite ou de madrugada (horário do Brasil).
A chamada internacional, via telefone, é muito cara e a alternativa
mais simples, mais disponível e barata é, sem dúvida, a Internet",
complementa.
O Web Call Center TAM (www.webcallcentertam.com.br) está dividido
em três áreas: Cliente TAM, Cliente Fidelidade e Agências. Os operadores
do Web Call Center TAM atendem todas as áreas e contam com um identificador
que sinaliza de qual área a chamada veio.
Outro recurso que os atendentes contam é a árvore de respostas com
mensagens pequenas, completas e que não deixam margem para duplo
sentido por parte do cliente. O tempo máximo para dar uma resposta
ao cliente é de 30 segundos e o tempo total do atendimento gira
em torno de 10 a 12 minutos.
A TAM foi a empresa pioneira no Brasil a implantar o atendimento
on-line e usar fotos reais dos atendentes no atendimento. Quando
o cliente entra na tela de atendimento aparece a foto de quem está
atendendo e o nome da pessoa. Essa medida gerou ótimos feed backs
por parte dos clientes que interagem com os atendentes com elogios
e maior receptividade.
Os atendentes foram escolhidos de acordo com a capacidade de escrever
corretamente, poder de síntese, conhecimento da empresa, paciência
e interpretação de perguntas e respostas. Adriana Ferreguti, supervisora
de reservas, conta que "o nível de satisfação dos atendentes é bem
maior quando atendem pelo chat, pois no máximo terão uma resposta
em caixa alta daqueles clientes que se exaltam mais".
Por outro lado, o supervisor de qualidade faz um monitoramento constante
das informações que são enviadas e do conteúdo delas. Por meio desse
monitoramento e do feed-back é feita uma análise e, posteriormente,
uma ação junto aos atendentes é desenvolvida afim de melhorar ainda
mais o atendimento.
Diferente do acompanhamento das gravações eletrônicas que são feitas
de forma linear em telefonemas (que muitas vezes as pessoas não
se lembram o que falaram), no atendimento on-line os documentos
escritos das conversações podem ser analisados pelo próprio profissional,
que consulta o que escreveu a qualquer momento e pode gerar mais
scripts para a árvore de resposta.
"O maior ganho que a TAM teve com a implementação da tecnologia,
foi no fato de poder fazer um atendimento completo desde o simples
esclarecimento de dúvidas e relacionamento ao aumento da vendas
no próprio Chat. Com uma série de perguntas simples, pode-se acompanhar
toda a evolução de uma conversa até a conversão em venda", comentam
Adriana e Alexandre. "Além disso, a Internet é sim uma opção muito
melhor se comparada aos custos das ligações telefônicas em geral",
complementa.
Para acessar o Web Call Center Tam, entre em www.webcallcentertam.com.br
Para conhecer mais sobre a NetCallCenter, acesse: www.netcallcenter.com.br
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